LUGAR DE MEMÓRIA


A região do Vale do Canaã está entre os símbolos mais marcantes da cultura capixaba. Fortemente associada à presença de imigrantes europeus em nosso território, tal região se estende por caminhos que interligam municípios como Santa Teresa, São Roque do Canaã, Santa Leopoldina, Itaguaçu etc., atraindo turistas de diversas origens em busca da contemplação de sua bela paisagem.

Sucessivos grupos de imigrantes, principalmente europeus, mas também de outras partes do Brasil, começaram a ocupar essa porção específica do território capixaba a partir do século XIX. Atualmente, passado mais de um século do início desse processo, é possível observar que as atividades, pensamentos e escolhas cotidianas desses grupos moldaram e ainda moldam uma identidade local própria, que resulta num patrimônio cultural de grande relevância para a história do Espírito Santo e do Brasil.

Dentre as várias localidades espalhadas pelo Vale, está São João de Petrópolis, integrante do município de Santa Teresa e popularmente conhecida como Barracão. Suas origens remontam ao século XIX, embora tenha ocorrido no século XX a maior expansão do local, com a consolidação do povoamento composto majoritariamente pelos italianos.

No século XX, por sinal, chegou à Barracão a instituição ainda conhecida regionalmente como Escola Agrotécnica (atual Ifes de Santa Teresa). Foi na década de 1940, no contexto da expansão do ensino técnico durante o Estado Novo do presidente Getúlio Vargas, que a Escola foi inaugurada pelo interventor João Punaro Bley. De lá até hoje houve diferentes nomes para a mesma instituição que completa 76 anos de existência, mas desde 2008 denominada como Instituto Federal do Espírito Santo - campus Santa Teresa.

A história de ambos (distrito de São João de Petrópolis e Ifes de Santa Teresa) se cruzam num aspecto muito importante: tanto o distrito quanto a instituição escolar fazem parte do mesmo processo de tentativa de ocupação e desenvolvimento do interior capixaba. O primeiro passo foi a criação de estradas, distribuição de lotes aos imigrantes e estabelecimento de lavouras, ainda no século XIX. Mais tarde, já no contexto republicano, os planos da chamada Era Vargas incluíam promover a integração econômica e incentivar a povoação de vastas áreas pouco povoadas e precariamente integradas à economia brasileira, enquadrando-se a criação de uma escola técnica em São João de Petrópolis nesse conjunto de ações.

**
Esta é uma iniciativa realizada com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FUNCULTURA), sendo o presente projeto selecionado no Edital 13/2017 da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). As atividades são desenvolvidas pela equipe do projeto, composta por professores e alunos do próprio Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa. 

Comentários