Optamos por
utilizar a técnica do inventário sumário em lugar do analítico,
tendo em vista fatores como: número crescente de massa documental
para trabalhar; desorganização do acervo; pequena quantidade de
pessoal etc. Com essa decisão, conseguimos abranger, organizar e preservar
uma quantidade muito maior de documentos. Nesse sentido, Marilena
Paes corrobora com tal opção ao afirmar que “o inventário
sumário é fundamental e deve ser o primeiro instrumento de pesquisa
a ser elaborado tanto para os fundos de arquivos públicos [...]
quanto para os de arquivos privados”.
Fomos além do
inventário e criamos também uma Guia dos Fundos do Acervo do Núcleo
de Memória, o qual ambiciona propiciar uma visão de conjunto do
arquivo, permitindo ao público saber quais são os recursos, a
natureza e o interesse dos fundos que o arquivo abriga.
A propósito,
o contato com o conjunto de fontes nos permitiu criar os
seguintes fundos documetais, os quais revelam importantes fases da instituição:
1)
Fundo Escola Prática
de Agricultura (1940-1948); 2)
Fundo Escola Agrotécnica do Espírito Santo (1948-1956); 3)
Fundo
Escola Agrotécnica de Santa Teresa (1956-1964); 4)
Fundo Colégio
Agrícola de Santa Teresa (1964-1979); 5)
Fundo
Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - Fase I (1979-1993); 6)
Fundo Escola
Agrotécnica Federal de Santa Teresa - Fase II (1993-2008); 7)
Fundo Instituto Federal do Espírito Santo campus Santa Teresa (2008
até o presente); 8)
Fundo Cooperativa Escola (1945-2006)
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Esta é uma iniciativa realizada com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FUNCULTURA), sendo o presente projeto selecionado no Edital 13/2017 da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). As atividades são desenvolvidas pela equipe do projeto, composta por professores e alunos do próprio Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa.
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