DIAGNÓSTICO DO ACERVO


Para a elaboração do Programa Núcleo de Memória foi realizado, no ano de 2017, um levantamento da situação do acervo documental que estava localizado num dos laboratórios do campus, mais precisamente no setor de zootecnia. A documentação foi transferida para tal espaço em 2013 quando se iniciou uma grande reforma no prédio administrativo. 


Identificou-se que o acervo era frequentemente consultado para busca de documentos que servem a administração corrente, embora não tenha recebido ao longo dos anos nenhum mecanismo de gestão documental.

Identificamos também que iniciativas anteriores foram empreendidas em relação à separação das fotografias que foram encontradas junto a essa documentação. As mesmas foram recolhidas, permanecendo atualmente arquivadas na Biblioteca Major Bley, situada no próprio campus. 

O estado de conservação então encontrado era relativamente bom, faltando, contudo, ferramenta de catalogação e/ou correto acondicionamento, tanto das fotografias quanto dos demais documentos.


**
Esta é uma iniciativa realizada com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FUNCULTURA), sendo o presente projeto selecionado no Edital 13/2017 da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT). As atividades são desenvolvidas pela equipe do projeto, composta por professores e alunos do próprio Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa. 

Comentários