A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO DE MEMÓRIA


O Núcleo de Memória do Ifes – campus Santa Teresa configura-se como uma iniciativa de grande importância. Ela deriva da necessidade salvaguardar e promover a memória escolar de uma instituição que, com 78 anos de existência, contribuiu e contribui para a formação de profissionais, em nível técnico e superior, em diferentes modalidades de ensino, de todo o estado do Espírito Santo.


            A história do campus Santa Teresa faz parte da história regional e confunde-se mesmo com a trajetória do Espírito Santo ao longo no decorrer da História do Brasil República.  A inexistência de ações de salvaguarda do patrimônio, material e imaterial, relativos ao processo escolar, colocam em risco uma rica memória que contribui para a identidade local e regional. A preservação desse patrimônio permite compreender os processos educacionais numa perspectiva espaço-temporal, recuperando trajetórias e memórias dos sujeitos implicados nesse processo.

**
Esta é uma iniciativa realizada com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FUNCULTURA), sendo o presente projeto selecionado no Edital 13/2017 da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT).As atividades são desenvolvidas pela equipe do projeto, composta por professores e alunos do próprio Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa. 

Comentários